Canadá
O Canadá é um país localizado na América do Norte ou América Anglo-Saxônica, seu território encontra-se no hemisfério norte ocidental. Na costa oeste é banhado pelo Oceano Pacífico, na costa leste pelo Oceano Atlântico e mar do Labrador e ao norte pelo mar de Beaufort.
O país possui o segundo maior território do mundo, superado somente pela Rússia. Ocupa uma área de 9.976.139 quilômetros quadrados, onde vivem cerca de 33,5 milhões de habitantes.
Grande parte da população está estabelecida na extensão da fronteira com os Estados Unidos (6 mil km), extremo sul do país, os centros urbanos não se distanciam mais de 350 km da fronteira entre os dois países. A concentração da população nessa região ocorre em decorrência do clima frio que predomina no restante do país.
O norte é muito frio, apresenta característica polar, o que impede o processo de urbanização da região.
A população canadense é formada por povos autóctones, asiáticos, e, principalmente, europeus (origem Britânica 40% e francesa 25%). Esse último dado faz com que o país possua duas línguas oficiais: inglês e francês.
O território é extremamente urbanizado, pois 80% da população vivem em cidades, isso ocorre por causa do nível alto de industrialização e atividade rural desenvolvida de forma intensiva e mecanizada.
O Canadá apresenta um dos melhores indicadores sociais do mundo, desse modo, os índices de analfabetismo são baixos, assim como os de mortalidade infantil e natalidade. A população canadense está envelhecendo, a baixa taxa de natalidade aliada à boa expectativa de vida (80,4 anos) produz uma carência de mão-de-obra, pois aproximadamente 15% da população têm mais de 65 anos, fato que diminui o PEA (População Economicamente Ativa) do país. O percentual de idosos é alto se comparado ao de outros países.
O desprovimento de mão-de-obra suficiente para o setor produtivo tem promovido o ingresso no país de um grande número de trabalhadores estrangeiros. É bom lembrar que isso acontece somente em períodos de economia aquecida.
Estados Unidos da América
A região era habitada por índios até o fim do século XV, quando Cristóvão Colombo chegou ao continente. Diferentes regiões do território foram ocupadas por espanhóis, holandeses e ingleses, entre os séculos XVI e XVII.
Treze colônias foram criadas pelos ingleses e tinha certa autonomia. No entanto os ingleses quiseram diminuir essa liberdade, com isso as colônias declararam guerra no ano de 1775.
No ano seguinte é declarada a independência dos Estados Unidos, mas a Inglaterra só veio reconhecê-la em 1783. Os norte-americanos expandiram seu território até o Pacifico no século XIX, comprando terras, matando índios e ganhando guerras.
O norte dos Estados Unidos era industrializado, desenvolvido e queria acabar com a escravidão. Já o Sul era agrário e dependia da mão-de-obra escrava. Quando o defensor da abolição, Abraham Lincoln, foi eleito presidente, o sul decidiu separar-se. Isso deu inicio a guerra civil (1861-1865), que resultou na morte de 600 mil pessoas.
O norte obteve a vitória, a escravidão foi abolida, o que fez o ódio entre negros e brancos aumentou. Os anos seguintes foram de industrialização. A prosperidade do país foi obstruida em 1929, com a queda da Bolsa de New York.
Nos anos seguintes o governo passou a investir no desenvolvimento, politica qual ficou conhecida como New Deal. Impulsionada pela Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, União Soviética e os Estados Unidos tornaram-se as duas grandes potências do planeta.
Com isso o mundo ficou dividido no período conhecido como Guerra Fria, que durou até 1980. Em 1991 o governo inicia a Guerra do Golfo, contra o iraque. Em 1992 Bill Clinton é eleito presidente, e aprovou o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta).
Já em 2000 Bush é eleito presidente. No dia 11 de setembro de 2001 os Estados Unidos sofre um ataque terrorista de autoria da Al-Qaeda, como resposta o país bombardiou o Afeganistão. EM 2003 Bush inicia a Guerra contra o Iraque, que dura até os dias atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário